terça-feira, 22 de novembro de 2011

I Co 10.22-33: A soberania de Cristo, a liberdade e a mística

O texto citado no título retoma o tema do capítulo 8, no qual Paulo falou sobre comer ou não comer carne, devido ao possível escândalo de algum irmão. Aqui, porém, um princípio está mais claro: toda a terra e todas as coisas são do Senhor.

Muitos, como diria um pastor amigo, acabam dando muita coisa ao Diabo sem que ele mereça. Há algum tempo disseram que o Diabo era o pai do Rock'n Roll. Aqueles que evangelizaram o Brasil, num primeiro momento, demonizaram também a nossa música, o que nos fez pensar por muito tempo que o simples fato de tocar alguma percussão, como o atabaque ou o bongô, já era pecado por si só.

Este texto do capítulo 10 de I Coríntios afirma nossa liberdade. O verso 10.26 diz que "a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude". E ainda incentiva todos a, quando forem ao mercado, nada perguntarem sobre a carne ser ou não sacrificada aos ídolos, mas comprar calado e fazer bom proveito daquilo, a não ser que tal atitude possa prejudicar a fé do irmão. Como Paulo já disse no capítulo 8, o ídolo nada é e aquilo que é consagrado a ele muito menos.

Outro dia disse a um irmão que não tinha problema algum comer os doces oferecidos no dia de São Cosme e Damião, por exemplo, pois Satanás não havia comprado as fábricas de doces para si. Ainda é possível seguir as Escrituras e receber tal alimento com ação de graças, e certamente toda maldição será definitivamente quebrada ao consagrarmos aquilo ao Senhor.

Essa teologia que demoniza tudo, creio eu, está em busca de um vilão para culpar por nossos problemas, e o pobre do Diabo sofre nas mãos de crentes... Muitas vezes o acusamos de fazer algo, mas ele poderia nem saber do que se trata.

Somos chamados à liberdade. Contaram-me recentemente sobre uma carta que alguém mandou para o Missionário R. R. Soares, perguntando se era pecado tocar tambores na igreja. Ele disse que não, que se fosse assim, não poderíamos também comer nenhuma galinha preta, já que também é usada no espiritismo. Reforçando, toda a Terra é do Senhor. E nós somos seus herdeiros, filhos e servos. Podemos usufruir de tudo o que ele criou, sem medo.

Precisamos desmistificar alguns pontos da nossa fé. O Diabo acaba levando crédito pelo o que não merece e nós, criando empecilhos para quem quer ter uma fé simples e genuína. Que o Senhor nos dê discernimento e que pautemos nossa prática na sua Palavra, não em qualquer tradição infundada ou "achismos".

Nenhum comentário: