quinta-feira, 29 de setembro de 2011

At 3: Seguro hoje, livre do ontem

Pedro e João, no capítulo 3 de Atos, iam ao templo para orar. No caminho, um aleijado lhes pede alguma esmola, como costumara fazer sempre naquela hora e lugar. Pedro, com uma ousadia e determinação que lhe foram forjadas no caminhar com Jesus, ordenou que o homem se colocasse de pé e andasse, no nome de Jesus. Este milagre foi percebido por muitos, pois o coxo era bem conhecido.

O Apóstolo Pedro é quem mais aparece perguntando algo a Jesus. É sempre o primeiro a tomar a palavra nalguma discussão e também quem mais teve experiências marcantes com Cristo. Foi ele que andou sobre as águas e que, junto Tiago e João, viu a transfiguração de Jesus. Também com esses dois, Jesus fez um milagre que os permitiu pescar muitos peixes após toda uma noite de trabalho frustrado, duas vezes. E apesar disso tudo, ele ainda negou a Cristo próximo da crucificação.

Em Atos começamos a ver um Pedro diferente. Seu último encontro com Jesus, após a frustração de tê-lo negado, realmente lhe transformou. Este encontro é narrado em João 21 e eu escrevi sobre ele aqui. Pedro entendeu naquele momento que recebera o perdão de Jesus por seu erro. E o Pedro que conhecemos agora reflete esse fato.

A ousadia do Apóstolo que outrora estava ferido mas foi curado, mostra-nos como não devemos ficar presos ao nosso passado. O Pedro de Atos parece nunca ter tido um problema que o acusasse, nunca ter vacilado com Jesus antes. Tinha certeza de seu perdão e agia como de fato era: alguém seguro, confiante, ousado, sem traumas, medos e dúvidas relacionados ao seu passado. Por que seu erro fora de fato perdoado e ele realmente seguiu em frente.

O que o Senhor pode e quer fazer em nós e através de nós é mais importante e forte do que aquilo que já fizemos ou deixamos de fazer. A exemplo de Pedro, podemos ser usados por Deus independente do nosso passado, pois o Senhor está sempre pronto a nos perdoar e quer que sigamos adiante. Que o exemplo desse homem que tentou, falou, viveu, arriscou, errou, se feriu e foi sarado anime a cada um que pode ter algum problema com seu passado. Pois o Senhor mais pode fazer no nosso presente e futuro, se nos esquecermos do que para trás ficou.


Nenhum comentário: