segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Os primeiros passos na fé segundo Jesus

Final do evangelho de Lucas. Jesus morreu, ressuscitou e agora aparece aos seus discípulos. Eles ficam tão alegres com tal notícia, de que o Mestre estava vivo, que mal conseguem acreditar no fato (24.41). Jesus come com eles e deixa as últimas palavras que Lucas registra. O verso 24.45 diz:


"Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras"


Mesmo tendo andado com os discípulos por 3 anos, nesse momento específico é quando Jesus lhes abre o entendimento, para que compreendessem os detalhes das Escrituras acerca do Messias, principalmente. Nesse  momento, os discípulos têm certeza de que as Escrituras falavam a respeito de Jesus.

Então, Jesus deixa as últimas palavras que Lucas registra:

" Eis o que está escrito: O Cristo padecerá, e ao terceiro dia ressurgirá dentre os mortos, e em seu nome se pregará o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. Envio sobre vós a promessa de meu Pai; mas ficai na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder."


Estas palavras interpretam o que as Escrituras dizem sobre o Messias para os discípulos e lhes prometem a vinda do Espírito Santo. O próprio Lucas narra o primeiro episódio em que o Espírito se faz presente, em Atos 2.

A vida cristã dos discípulos, no mesmo molde da nossa, começa nesse momento. Até então eles caminharam com o Jesus encarnado e agora têm o desafio de caminhar com o Jesus ressurreto, presente através do Santo Espírito que ele prometera.

Estes são os primeiros passos na fé à qual somos chamados através de Lucas: entendemos a mensagem do Evangelho, conhecendo as Escrituras; reconhecemos que Jesus é o Messias, nosso salvador e recebemos o Espírito Santo. Assim, estamos prontos para iniciar nosssa caminhada.

Nenhum dos três pontos são negociáveis para uma vida cristã autêntica e plena. Se queremos caminhar com Jesus, observemos todos estes pontos em nossa vida. Caso haja a falta de algum deles, o mesmo Jesus que, ressuscitado ensinou isso aos discípulos, está conosco para fazer o mesmo.

Nenhum comentário: