terça-feira, 27 de setembro de 2011

At 1: O discipulado cristão nos moldes de Jesus

"Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo o que Jesus começou, não só a fazer, mas também a ensinar, até o dia em que foi recebido em cima no céu, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera."
Atos 1.1-2

Com estes dizeres Lucas começa a narrativa de Atos dos Apóstolos, continuando o que começara com o Evangelho. No último capítulo do Evangelho de Lucas entendemos Jesus falar sobre o que seriam os primeiros passos na fé cristã: conhecimento das Escrituras; reconhecimento de Jesus como Messias e recebimento do Espírito Santo. Disse isso aqui no blog no último post. Agora, no primeiro de Atos, o mesmo autor nos diz que a caminhada com os discípulos também foi acompanhada de três bases: exercício da fé, ensino e mandamentos orientados pelo Espírito Santo.

Entendemos que a caminhada tem em comum com o primeiro passo a presença do Espírito Santo e o ensino/aprendizado das Escrituras. Ambos são necessários tanto para conhecermos a Deus como para continuarmos crescendo com ele. Se não entendermos as Escrituras, não formos ensinados nela, não buscaremos a Deus corretamente. E se o Espírito Santo não nos iluminar o entendimento e der esclarecimento da sua Palavra, adquiriremos conhecimento que não conseguiremos pôr em prática.

E a caminhada também é marcada pelo exercício da fé, pelo serviço. Jesus discipulou, ensinou e orientou os seus no caminho. O Mestre teve alguns admiradores à distância, como foi o caso de José de Arimatéia e Nicodemos (João 19; também falei sobre eles aqui), mas aqueles que o seguiram e que foram capazes de dar continuidade à fé após a morte e ressurreição de Jesus foram os que caminharam com ele de dia, pregando o Evangelho e sendo acrescentados por ele. Não há discipulado sem serviço, mas sim no serviço cristão.

Então, se queremos caminhar com Jesus, no discipulado que recebemos e naquele que ministramos, devemos prezar pelo ensino das Escrituras, pela presença e direção do Espírito Santo e pelo serviço. Assim seremos capazes de assimilar a fé cristã e de disseminá-la, como fizeram aqueles sobre quem todo o livro de Atos nos falará.

Nenhum comentário: